O lançamento de um evento envolve muita organização e muito trabalho. Como se costuma dizer, se fosse fácil todos o fariam.

Se está a pensar lançar um evento, responda a estas questões antes de o fazer. Dessa forma irá evitar um potencial desastre associado.

Qual a localização do evento?

Antes de tudo, qual a localização do evento? Irá para norte, centro ou sul de Portugal? O local tem um acesso facilitado, especialmente para quem não tem carro? Para quem vai de autocarro, existem horários suficientes disponíveis?

Estas informações são importantes se quiser ter pessoas a participar. Se não tomar atenção a estas informações, o mais certo é não ter sucesso no evento.

Qual o programa do evento?

Qual o programa associado? Precisa contratar oradores ou será apenas você a falar? Terá um momento de meeting? Se sim, quem irá servir as bebidas e os lanches, se for o caso? Na nossa opinião, servir um lanche durante o momento de troca de ideias é importante, aliás, essencial.

Já que estamos a falar do programa do evento, que tipo de espaço será necessário para o colocar em prática? Bastará apenas um auditório grande ou várias salas mais pequenas para grupos menores? Ter estas informações em mente é importante na procura de espaço, caso contrário pode dar por si a pagar uma quantia elevada por um espaço quando, na realidade, um local de menores dimensões seria suficiente.

Qual o público que procura?

Finalmente, qual o público que procura para o seu evento? Pessoas interessadas em que áreas? E essas pessoas têm hábitos específicos ou serão necessários cuidados especiais? Por exemplo, se for uma conferência voltada para o turismo, onde irá encontrar público interessado em hotelaria, destinos, experiências e restauração? Já conferências de empreendedorismo são excelentes em locais como Lisboa por ter muitas empresas e startups.

Saber a resposta a estas questões pode ser o diferencial entre o sucesso ou insucesso do seu evento.